Pular para o conteúdo principal

ALFABETO SÂNSCRITO


GUIA DE PRONÚNCIA EM SÂNSCRITO


Este é um roteiro básico do alfabeto sânscrito, seguido de palavras em português e uma em sânscrito, para que os leitores possam se familiarizar com a sua pronúncia.
Esclarecemos que, procuramos chegar próximos a uma pronúncia adequada.
O principal alfabeto usado pelo Sânscrito é o Devanāgarī, que pode ser dividido em várias partes de acordo com diversos critérios. Aprenderemos a pronunciar as letras na seção seguinte. Mais uma pequena observação; o "ḹ" não é considerado aqui, pois se trata de uma vogal teórica, raramente usada. Essa foi inventada para manter os pares curto/longo: a/ā, i/ī, etc. de modo que o "ḷ" não fique sem o seu correspondente longo.

O devanágari (em sânscrito: देवनागरी, transl. devanāgarī, de deva, "divindade", e nagari, "urbana": "escrita dos deuses") é um abugida (escrita alfabeto-silábica) da família brâmica, do sul da Ásia, usada desde o século XII. Muitas línguas da Índia, como o híndi, o sânscrito, o marata, o caxemira, o sindi, o biari, o bhili, o concani, o boiapuri e o nepalês, usam o devanágari. É escrito e lido da esquerda para a direita.

"Símbolo" aqui, significa: Escrita ou letra correspondente.


VOGAL
Símbolo     Transliteração
              a         
É claro, não é pronunciado de forma alguma como em português. A sua boca não deve estar muito aberta, mas sim um pouco fechada, como se você estivesse para dizer um "o". Esse som vocálico é sentido na garganta e portanto, é Gutural.
             ā         
A vogal anterior durando o dobro.
               i          
É como o "i" em português, só que um pouco mais curto. Esse som é sentido no palato, e portanto é Palatal.
               ī          
A vogal anterior durando o dobro.
               u        
É como o "u" em português, só que um pouco mais curto. O som é sentido nos lábios, e, portanto, essa vogal é Labial.
              ū        
A vogal anterior durando o dobro.
             ṛ          
A língua é levemente enrolada para trás, pressionando o céu da boca. Então, pronuncia-se o som "ri". O "r" é mais forte que o "r" em português. Não pude encontrar nenhum exemplo exato em português. O som é sentido no céu da boca, portanto, essa vogal é Cerebral (ou Cacuminal).
             ṝ          
A vogal anterior durando o dobro.
              ḷ          
"ṛ" com um "l" no começo. Pronuncia-se esse "l" com a língua pressionando a parte de trás dos dentes. Já que o som é sentido primeiro na parte de trás dos dentes e depois no céu da boca, essa vogal é Cérebro-Dental.
              e         
É um ditongo (a + i). Por essa razão, começa como o "e" em "eu", e termina com um muito breve "i". Essa vogal é longa (2 mātrā-s). É Guturo-Palatal.
              ai        
É um ditongo especial (a + e). A acentuação está no "i", e não no "a". É uma vogal longa (2 mātrā-s). Essa vogal é Guturo-Palatal.
             o         
É um ditongo (a + u). Por essa razão, começa como o "o" em "olho", e termina com um muito breve "u". Essa vogal é longa (2 mātrā-s). É Guturo-Labial.
             au      
É um ditongo especial (a + o). A acentuação está no "u", e não no "a". É uma vogal longa (2 mātrā-s). Essa vogal é Guturo-Labial.
     अं         aṁ     
É chamado de Anusvāra, pois sempre segue uma vogal. É um alongamento nasal de uma vogal, como um "m", mas pronunciado com a boca fechada, de modo que o ar saia pelo nariz. Dura ½ mātrā. Aqui podemos vê-lo unido a um "a".
     अः       aḥ      
É denominado Visarga (emissão), pois é pronunciado por meio de uma emissão de ar, fazendo um som muito parecido com o "rr" em português (carioca), só que mais suave. Em algumas situações, pronuncia-se junto a um leve eco da vogal precedente. Esse eco é usado se o Visarga (no final da palavra, obviamente) pertencer a uma palavra que esteja no final de uma frase. Mas, se a palavra estiver em outra posição da frase, o eco não é pronunciado. Essa vogal dura 1/2 mātrā. Aqui podemos vê-lo unido a um "a". 

SEMIVOGAIS
Símbolo    Transliteração
              ya       
É uma letra sonora palatal. Seu som é como o "i" em "arraia". Todas as Semivogais são sonoras, ou seja, produzem ressonância.
               ra       
É uma letra sonora cerebral. O "r" é pronunciado como na palavra "pera". É cerebral, pois enrola-se a língua levemente para trás, contra o teto do palato. Ouça-o com atenção.
              la        
É uma letra sonora dental. Seu som é similar ao do "l" em "lado", mas um pouco mais exagerado, com a língua pressionando a parte de trás dos dentes.
              va       
É uma letra sonora labial. O som do "v" é similar ao do português, mas, às vezes, quando vem seguido de uma consoante, é geralmente pronunciado como "u" por comodidade fonética. Por exemplo: "svāmī" (mestre) pronuncia-se geralmente como "suāmī". Contudo, pode-se pronunciar como "svāmī", e também estará correto. 

CONSOANTES GUTURAIS
Símbolo    Transliteração
              ka       
É uma letra surda não aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), e não requer nenhuma exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É similar ao som de "c" (como na palavra "casa") em português, recordando sempre que o "a" é pronunciado como se fosse pronunciar um "o" (ver acima).
              kha    
É uma letra surda aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), mas necessita de uma breve exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "k", mas com uma exalação de ar.
              ga      
É uma letra sonora (não aspirada). Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), mas não precisa de exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "g" em "gato".
              gha    
É uma letra sonora aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), e necessita de uma exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "g", mas com uma exalação de ar.
               ṅa      
É uma letra sonora nasal. Soa como o "n" em "ângulo". Todas as letras nasais são sonoras.

CONSOANTES PALATAIS
Símbolo     Transliteração
              ca       
É uma letra surda não aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), e não necessita de exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "tch" em "tchau", mas escreve-se "c", e não "ch". Cuidado!
              cha    
É uma letra surda aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), mas requer uma exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "c", mas com uma exalação de ar. O seu som não é como o de "tch". Cuidado!
              ja        
É uma letra sonora (não aspirada). Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), mas não requer exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É parecido com o "dj" em "adjetivo".
              jha     
É uma letra sonora aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), e necessita de exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "j", mas com uma exalação de ar.
              ña      
É uma letra sonora nasal. O seu som é parecido com "niá", com o som do "i" muito breve. Todas as letras nasais são sonoras.

CONSOANTES CEREBRAIS
Símbolo     Transliteração
               ṭa        
É uma letra surda não aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), e não necessita de exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "t", mas com a língua levemente enrolada para trás (pressionando o céu da boca).
              ṭha     
É uma letra surda aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), mas requer exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "ṭ", mas com uma exalação de ar.
               ḍa      
É uma letra sonora não aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), mas não necessita de exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "d", mas com um leve enrolamento da língua para trás.
               ḍha    
É uma letra sonora aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), e necessita de exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "ḍ" mas com uma exalação de ar.
              ṇa      
É uma letra sonora nasal. Soa como um "n", mas com um leve enrolamento da língua para trás. Todas as letras nasais são sonoras.

CONSOANTES DENTAIS
Símbolo     Transliteração
              ta        
É uma letra surda não aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), e não requer exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "t" in "tempo", com a língua pressionando a parte de trás dos dentes.
              tha     
É uma letra surda aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), mas precisa de exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "t" mas com uma exalação    de ar.
               da      
É uma letra sonora não aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), mas não requer exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "d" em "dúvida".
              dha    
É uma letra sonora aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), e necessita de exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como "d" mas com uma exalação de ar.
              na      
É uma letra sonora nasal. Soa como o "n" em "nome". Todas as letras nasais são sonoras.

CONSOANTES LABIAIS
Símbolo     Transliteração
              pa      
É uma letra surda não aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), e não precisa de exalação (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "p" em "pato".
              pha    
É uma letra surda aspirada. Ou seja, essa letra não produz ressonância (surda), mas necessita de exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "p" mas com uma exalação de ar.
              ba      
É uma letra sonora não aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), mas não precisa de exalação    (não aspirada) para ser pronunciada. É como o "b" em "barco".
              bha    
É uma letra sonora aspirada. Ou seja, essa letra produz ressonância (sonora), e necessita de exalação (aspirada) para ser pronunciada. É como o "b" mas com uma exalação de ar.
              ma     
É uma letra sonora nasal. Soa como o "m" em "macaco". Todas as letras nasais são sonoras.

                   
SIBILANTES SONANTES ASPIRADAS
Símbolo     Transliteração
              śa       
É uma letra surda palatal. Seu som é como o "ch" em "chá". Todos os Sibilantes são surdo, ou seja, não produzem ressonância.
              ṣa       
É uma letra surda cerebral. Seu som é como o "ś", mas com um leve enrolamento da língua para trás.
              sa       
É uma letra surda dental. O som é como o "s" em "sair".
               ha      
É uma letra sonora gutural. O som é similar ao de "rr" em "rato" (na pronúncia carioca), só que mais suave. É idêntica ao 'h' do inglês.

NUMERAIS CARDINAIS

Esta é uma tabela dos numerais cardinais de forma simplificada, para que as pessoas possam assimilar os mesmos e saber como se desenvolvem ou constroem as sequências numéricas.


1– eka     2– dva     3– tri     4– catur     5– panca     6– sas     7– sapta     8– asta     9– nava     10– dasa     11– eka dasa     12– dva dasa     13– trayo dasa     14– catur dasa     15– panca dasa     16– sod dasa     17– sapta dasa     18– asta dasa     19– nava dasa     20– vimsati     21– eka vimsati     22– dva vimsati     23– trayo vimsati     24– catur vimsati     25– panca vimsati     26– sod vimsati     27– sapta vimsati     28– asta vimsati     29– nava vimsati     30– trim sat     31– eka trimsati     39– nava trimsati     40– catva rimsat     41– eka catva rimsat     49 – nava catva rimsat     50 – panca sat     60 – sasti    70 – saptati     80– asiti     82– dvy asiti     90– navati     96– san navati     100– sat am      101– eka sat am     102 dvi sat am     103– tri sat am     110– dasa sat am     200– dve sate     300– trini sat ani     1000– dasa sat ani     100.000– lakh ou laksa     1.000.000– niyutam     10.000.000– crore ou koti 




NÃO ENCONTROU?
QUER INCLUIR ALGUMA INFORMAÇÃO NA PAGINA?

CONTATE-NOS



________________________________________

COMPARTILHE NOSSAS POSTAGENS!
________________________________________

GOSTOU DAS NOSSAS PUBLICAÇÕES?
FAÇA UMA DOAÇÃO!

"Não importa a quantidade da doação, pois doar vai muito além de transferir gratuitamente a outra pessoa, qualquer quantia".

US$1,00 PODE NÃO SER NECESSÁRIO PARA VOCÊ,
MAS FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA PARA QUEM PRECISA!

DOE QUALQUER VALOR!
<<< CLICK NA IMAGEM ABAIXO PARA DOAR! >>>


________________________________________

SUA MENSAGEM É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS!

Quaisquer dúvidas, queixas, reclamações, sugestões ou caso queira se corresponder, 
fale conosco!

CONTATO:
________________________________________

Nós queremos saber;
Qual é a sua sugestão para a nossa página?
Como podemos melhorar para você?

ENVIE SEU FEEDBACK POR MEIO DO GOOGLE FORMS!

________________________________________

POSTAGENS MAIS VISITADAS!

O AMOR

FUGINDO DE MIM

CAÇADORA DE CORAÇÕES

NADA ZEN

DESISTA

ENCANTADOR DE PALAVRAS

ALAZÃO DE FERRO

ERROS E ACERTOS

TERRÁQUEO

LIVRE ARBÍTRIO